Quem Somos

A GastroFix nasceu em 2002, como , MEP – Mise em place Consulting. Em resposta a uma nova realidade: a necessidade de profissionalizar o sector. Num mercado em plena expansão, tornou-se obrigatório diferenciar-se da concorrência, cada vez maior e mais acirrada, para garantir o sucesso e a longevidade dos negócios. A nossa missão consiste em levar conhecimento com objectivos práticos e soluções pontuais, na busca contínua por melhores resultados. Orientação, suporte e amplo apoio às tomadas de decisões, fazem parte do atendimento personalizado que oferecemos aos nossos clientes, sempre de olho nas tendências e oportunidades do mercado de alimentação fora do lar. A GastroFix é comandada por Élvio Pires , com mais de 30 anos de experiência nos vários canais da hospitalidade. Especializado em gestão de negócios de alimentação e experiência na abertura e gestão de unidades na Alemanha, Reino Unido, Portugal continental e Ilha da Madeira. Conta ainda com uma equipe coesa, multi-pro

13 ideias de marketing para restaurantes

Introdução


A rápida disseminação do corona vírus (COVID-19) teve um forte impacto em todos os sectores da hotelaria em Portugal praticamente da noite para o dia. O espaço de serviços de bar e restaurantes foi atingido, este surto é especialmente difícil em algumas regiões como o Algarve desligando completamente o serviço de refeições. De proprietários e operadores de restaurantes, motoristas de entrega e funcionários, cada indivíduo no negócio de restaurantes espera sentir os
efeitos da era dos corona vírus. A segurança da sua equipa e convidados é, obviamente, a maior prioridade, mas também é crucial ter um plano para gerar receitas.

Veja algumas ideias abaixo e dicas que podem ajudá-lo a navegar neste cenário perturbador.

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gastrofixportugal@gmail.com



1 - Incentivos de entrega


Você pode aproveitar a “febre da cabine” das pessoas durante esse período de auto-quarentena
promovendo os serviços de entrega. Experimente oferecer gratuitamente entrega para todos os pedidos feitos directamente ao seu estabelecimento, economizando o custo de serviços de terceiros. Para adoçar a panela, considere adicionar um item como aperitivo ou sobremesa gratuitamente que
tem um alto valor - mas um baixo custo real para si - para incentivar
negócio de entrega.

2 - Solicitar futuras visitas

A cada entrega e / ou pedido de retirada, é uma boa ideia incluir um cupão
ou cartão-presente que pode ser usado no futuro apenas durante uma visita ao restaurante. Este
manterá o seu estabelecimento em mente para os clientes que possam estar a evitar
jantar num restaurante agora, mas será um desejo (sem trocadilhos) fazê-lo no futuro.

3 - As crianças comem de graça

Oferecer um produto da ementa infantil gratuito com a compra de uma refeição para adultos, é uma óptima táctica para obter negócios e aumentar os valores das contas, especialmente
com a maioria das escolas estando fechadas durante este período.
Esta ideia pode ser aplicada para receber pedidos de entrega e/ou recolha. Um pai pode estar mais apto a escolher o seu restaurante em detrimento do de um concorrente, se ele souber que a refeição do filho não terá custo adicional.

4 - O melhor é o volume

Se possível, ofereça aos clientes a opção de fazer a recolha ou ordens de entrega em maior quantidade. Comunique que as refeições podem ser colocadas no frigorífico / congelador e inclua instruções de reaquecimento para garantir que usufruam da sua comida da melhor maneira possível. Isso incitará grandes pedidos, o que pode ajudar a compensar.

5 - Cartões Prenda

Os clientes não podem jantar fora agora, mas muitas pessoas ainda estão à
procura de maneiras para apoiar os seus negócios locais favoritos. Permitir que cartões-presente sejam facilmente adquiridos on-line ou por e-mail, para que os clientes possam dar suporte e apoio ao seu restaurante agora e aproveitar a experiência gastronómica no local mais tarde.

6 - Menu pré-fixo rotativo

Outra técnica de marketing possível é criar uma ementa modelo especial pré-fixada
que agrade a adultos e crianças. Fornecendo uma relação custo-benefício, opção perfeita para solteiros, casais e toda a família, durante um período de tempo incerto, pode ajudar os clientes a se sentirem mais à vontade. Apresentando ementas exclusivas que mudam a cada poucos dias, é uma ótima maneira de criar maior frequência e retorno de clientes.

7 - Seja criativo

Embora nem todos os seus clientes regulares possam estar passando pelo restaurante, você ainda pode agregar valor e ficar conectado com sua base de consumidores de outras maneiras criativas. Por exemplo, se tem uma pizzaria, ofereça uma pizza remota, fazendo aulas on-line ou nas mídias sociais, onde as pessoas podem se conectar com a sua cozinha no conforto da sua própria casa. Isso lhe dará um ponto de contacto humano útil que influencia a lealdade à marca em muitos consumidores.

8 - Ser social

À medida que mais e mais pessoas optam por praticar o distanciamento social, há um desejo  intensivo de conectarem-se com outras pessoas e com os seus negócios locais. Guarde a
sua base de clientes, informando quais as medidas que você está tomando, quais as promoções organizadas e como você e a sua equipa estão a lidar no momento com o cenário da indústria em constante mudança. Não tenha medo de se divertir ou mostrar o interior do
funcionamento do seu restaurante num momento em que muitas pessoas estão à procura de
pontos de venda exclusivos.

9 - Sem contacto

Para pedidos de recolha e entrega, pode garantir aos clientes que eles podem
solicitar uma experiência "sem contacto", deixando instruções sobre como é que eles gostariam que a comida seja entregue. Talvez se sintam mais confortáveis ​​que o seu funcionário coloque
no capô do carro para recolherem na calçada ou talvez a preferência deles seja tocar na campainha e deixar as embalagens fora de portas.

10 - Definir um tema

Energia para os seus clientes com um pouco de diversão, organizando uma noite de jogo virtual, curiosidades noite ou festa temática no Instagram ou no Facebook Live. Toque em programas de tendências e filmes que possuem uma grande base de fãs, como The Office ou Star Wars, e crie receitas temáticas de alimentos e bebidas que os espectadores podem fazer em casa. Não só pode essa iniciativa estimular o reconhecimento da marca e aumentar o número de seguidores sociais, como pode fomentar um senso de comunidade muito necessário.

11 - Mantenha os funcionários informados

Para aliviar as preocupações da sua equipa, envie um e-mail ou sms diário. As comunicações podem garantir que todos estejam na mesma página. Isso pode incluir actualizações de higiene no local de trabalho, dicas de distanciamento social, estruturar novas promoções e outras informações pertinentes.

12 - Criar novas funções

É uma ideia inteligente monitorizar a trajectória de cada ramo no seu negócio e
alterar as funções dos funcionários de acordo.
Por exemplo os funcionários que têm carros podem fazer turnos como motoristas de entrega.



13 - Restringir horas

As informações relacionadas ao vírus são alteradas diariamente, pode ser necessário alterar a sua agenda e a  da sua equipa para acomodar circunstâncias imprevistas.
Decida se faz sentido implementar horário comercial restrito ou alterado para o
seu restaurante. Se a resposta for sim, é uma boa ideia actualizar o seu site e as
plataformas sociais com as novas informações.

CONCLUSÃO

Agora, mais do que nunca, é crucial incentivar os clientes a oferecer suporte aos negócios, especificamente bares e restaurantes, de qualquer maneira possível - como pedidos de recolha, entrega e compras com cartão-presente - para garantir o sucesso e longevidade desses estabelecimentos.



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